Saturday, March 17, 2007

Palestra - Abordagem da Sexualidade nos Lesionados Vértebro-Medulares


A Associação Académica da Universidade Internacional irá realizar, a 12 de Abril, pelas 21h, uma Palestra intitulada "Abordagem da Sexualidade nos Lesionados Vértebro-Medulares", com a presença da Dra. Ana Garrett, Neuropsicóloga Clinica, doutoranda da Universidade Fernando Pessoa, e do Dr. José Pedro Moura, Bioquímico, docente da Universidade Internacional da Figueira da Foz, com entrada livre e certificado de participação.
A Organização Mundial de Saúde aponta a sexualidade como um aspecto fundamental na qualidade de vida de qualquer ser humano e quando se refere às pessoas com incapacidades, assegura uma postura de igualdade de direitos, determinando que, dado que esses indivíduos possuem necessidades especiais e podem estar em situação de vulnerabilidade biopsicosocial, a sua educação sexual deve ser prioritária.
Atendendo às funções de destaque que a medula desempenha na fisiologia do sujeito, deduz-se a dimensão da incapacidade que decorre deste acontecimento, afectando a sexualidade nas suas vertentes física e psíquica.
Nesta comunicação focaliza-se, então, a importância da vivência da sexualidade e da saúde sexual na qualidade de vida do ser humano para, posteriormente, enfatizar a necessidade de discussão desta matéria nos indivíduos portadores de lesão vértebro-medular.
Havendo a noção da existência de barreiras de vária ordem com que os profissionais de saúde se debatem ao abordar esta temática junto do doente, sugere-se a implementação sistemática do Modelo PLISSIT como a primeira etapa de uma proposta de modelo de intervenção/reabilitação.

Gustavo Miguel Damas

Universidade Internacional Figueira da Foz

No comments: