Friday, December 25, 2009

OS TEMPOS QUE CORREM...

Carla Antonelli no Parlamento
18.December.2009 em 16:20 · Arquivado em geral

Hoje recebi, individualmente e enquanto deputado independente no grupo do PS, Carla Antonelli, activista transexual espanhola de visita a Portugal. Foi uma conversa muito boa sobre a necessidade de garantir a dignidade e os direitos das pessoas transexuais, desde logo na questão premente dos documentos de identificação - que demoram demasiado tempo, e com demasiada dificuldade, a dar conta da verdadeira identidade de género daquelas pessoas. Mas muitas outras questões se colocam também, explicitadas neste documento da Associação ILGA-Portugal, algumas ultrapassadas já em Espanha onde há uma Lei de Identidade de Género. O encontro, que decorreu no Bar dos Deputados, de modo a garantir ao mesmo tempo informalidade e integração plena no Parlamento (ao invés de uma sala fechada) contou, à saída, com a presença de jornalistas que têm acompanhado a sua visita a Portugal. O que queriam era sobretudo perguntar sobre agenda política e timing, nesta semana de casamento. Resposta simples, para evitar as confusões do costume: coincidência (a activista pediu o encontro durante esta sua visita); os direitos e a dignidade das pessoas são todos importantes; e o programa do PS menciona o combate à discriminação com base na identidade de género, o que certamente passará a seu tempo por iniciativas legislativas.

http://blog.miguelvaledealmeida.net

NOTA. De louvar a disponibilidade do deputado Miguel Vale de Almeida para receber informalmente Carla Antonelli.
Não deixa, no entanto, de ser lamentável que, a imposição em receber, exclusivamente, a Carla Antonelli, tenha provocado profundo mal estar, entre a comitiva espanhola, composta por outr@s activist@s espanhóis, entre as quais a responsável pela área Trans do colectivo COGAM.
Compreendo as susceptibilidades e animosidades do deputado para com as/os activistas Portugueses, que tornaram possível a vinda da Carla Antonelli e da restante comitiva a Portugal, mas dificilmente se comprenderá, que uma pessoa, com as responsabilidades politicas do deputado, Miguel Vale de Almeida, cometa uma gafe tão primária, deixando, uma péssima imagem, junto da comitiva espanhola.
Acrescente-se a este lamentavel episodio, o aproveitamento do deputado ao incluir no seu blogue, a informacao, presumo eu que a titulo puramente informal tambem, do projecto realizado pela associação ILGA-Portugal, e no qual colaboraram tambem os activistas portugueses que o deputado Miguel Vale de Almeida recusou receber, com conhecimento pleno, presumo eu de novo, que o projecto defendido pela Carla Antonelli e aprovado pelas Cortes Espanholas, difere substancialmente do projecto elaborado pela associação ILGA-Portugal.
Mas se o objectivo final for o de aproximar, o projecto da Ilga-Portugal, à lei de Identidade de Género Espanhola, de forma a que Portugal possa alargar os direitos e a dignidade das pessoas trans, pois será sempre bem vindo, independentemente, de quem receber posteriormente os louros.......

Jo Bernardo

No comments: