Thursday, March 13, 2008

As Panteras Rosa estão a organizar um curso de auto-defesa dirigido a activistas LGBT e a trabalhadoras/es do sexo no Conde Redondo.
O curso, que será dirigido por activistas belgas, terá lugar em Lisboa, perto do Conde Redondo, em local a informar.

Para saber como neutralizar uma agressão verbal ou física - sexista, homofóbica, racista ou transfóbica - e como te defenderes usando palavras ou uma sequência de movimentos, vem frequentar um curso de autodefesa Lisboa, nos dias 21 e 22 de Março, das 10:00 às 18h00 com a associação belga Garance (
www.garance.be).Este curso transmite os conhecimentos básicos, seja qual for a tua compleição, força ou nível de preparação física. Preço normal : 25 Euros por pessoa, preço reduzido (necessário apresentar comprovativo) : 20 euros.
O curso tem um preço apenas simbólico para os/as participantes trans, mas ainda assim o preço que conseguimos para @s restantes participantes é muito baixo perante as despesas que ele nos dará (as panteras comparticipam boa parte do custo de trazer as formadoras a Portugal) e a qualidade da formação (normalmente, este mesmo curso custa 50 euros por participante, no mínimo).
Importante: o número de participantes é limitado, pelo que é necessária inscrição:
coussinnoir@hotmail.com .

Uma sessão prévia de 'brainstorming' terá lugar antes do curso, de forma a trabalhar e melhorar especificamente um guião dirigido à formação para a autodefesa das pessoas trans.

Os participantes serão dividido/as em dois grupos: um mais vocacionado para o género masculino, e à resposta a determinado tipo de agressões, como as com armas de fogo.
O outro, mais vocacionado para o género feminino, para a resposta a agressões sexuais.
Os/as participantes serão convidados/as a integrar o grupo onde se sentirem mais confortáveis. Uma última sessão facultativa permitirá aos/às participantes beneficiar de informação sobre a formação que teve lugar no outro grupo.



Para mais informação sobre o local, contactar-nos através do
coussinnoir@hotmail.com
.
Nota: Parabéns ás panteras pela iniciativa...eu mesma já participei no curso organizado em 2007 em Paris e recomendo vivamente a toda a gente, sobretudo a trabalhadores e trabalhadoras do sexo...
(um pouco mais de cuidado e atenção na terminologia utilizada permitiria diminuir consideravelmente o sentido prejorativo que a definição "prostitutas do conde redondo" induz).....
.

No comments: